Os vídeos serão postados, semanalmente, no Instagram (@sesc.palladium), e a exposição pode ser visitada no Sesc Palladium, de terça a domingo.
A exposição 2010/2020: um panorama da arte urbana de Belo Horizonte – que tem curadoria de Juliana Flores, artista e idealizadora do Circuito Urbano de Arte (CURA) – estava em cartaz no Sesc Palladium, quando a unidade, em atendimento aos decretos municipais de combate ao Covid 19, teve que fechar as portas ao público, temporariamente. O jeito foi se inspirar no nome do projeto da qual a exposição faz parte, o Desvios, e buscar novas formas de provocar reflexões e contar histórias, mesmo sem a presença física dos espectadores. Assim nasceu Desvie-se, série de vídeos que começará a ser divulgada no dia 12 de fevereiro, no Instagram do Sesc Palladium (@sesc.palladium).
Desenvolvida pelo Educativo do Sesc Palladium, a série é composta por vídeos que misturam pesquisa, diálogo, criatividade, música, dança, poesia, teatro e artes visuais, e criam novas formas de fazer a partir da força da Arte e da Educação. Os conteúdos foram inspirados nas 13 obras da exposição e provocam o público a debater e trazer novos olhares para temas do cotidiano, como o uso de máscaras, os grafites que vemos nos muros da cidade e o simples caminhar pelas ruas. São novas formas de comunicar com os espectadores, que ressignificam o conceito de presença e expandem a atuação do Sesc Palladium.
“A série Desvie-se é muito mais do que vídeos explicativos sobre as obras da exposição, ela propõe uma travessia entre o presencial e o virtual, criando confluências entre curadoria, artistas, propostas educativas e públicos diversos. É a potência da mediação cultural feita em formato audiovisual, já que provoca o visitante, mesmo sem presença física das educadoras do Sesc Palladium”, explica Amanda Moreira, analista de serviços sociais do Sesc Palladium.
Quem ganha é o público
Com a reabertura do Sesc Palladium, a exposição 2010/2020: um panorama da arte urbana de Belo Horizonte pode ser vista pelo público, de terça a domingo, das 11h às 21h, com entrada gratuita. Quem estiver na unidade pode apontar a câmera do celular para o QR Code ao lado das obras e conferir uma série de conteúdos exclusivos sobre a mostra.
Quem não for ao Sesc Palladium também não deixa de acessar as atividades de mediação, por meio das postagens do Desvie-se. Os vídeos serão divulgados às sextas-feiras, de fevereiro a maio, no Instagram do Sesc Palladium. Confira a programação de fevereiro:
12/02 – Desvie-se pela música: como a mediação é composta por várias referências, dentre elas, a música, instrutores da Orquestra de Câmara Sesc e do Coral Jovem Sesc promovem um encontro entre artes visuais e música ao executarem uma composição de Cláudio Franco de Sá Santoro junto à obra Cena com onça preta, de Gabriel Dias.
19/02 – Desvie-se, mas de máscara!: inspirada pela obra Tristeza, de Nilo Zack, a educadora Thâmara Mazur convida o público à uma imersão experimental sobre mascaramentos. Além das máscaras de proteção que nos vimos obrigados a inserir em nosso dia a dia, quais outras são possíveis construir e criar, com objetos inusitados?
26/02 – Desvie-se poeticamente: a partir da obra Quartos de palcos, de Clara Valente, Thâmara Mazur levanta possíveis reflexões entre o desenho e a poesia, para criar elos entre palavra e obra. Uma poesia escrita pela mediadora, se mescla aos desenhos em vidros e os estende como uma possibilidade de intervenção direta na cidade.
Serviço
Exposição 2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte
Visitação: até 25 de abril, de terça a domingo
Horário: das 11h às 21h
Onde: Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Gratuito
Desvie-se: mediações culturais em formato audiovisual
Data: às sextas-feiras, de fevereiro a maio
Onde: Instagram do Sesc Palladium (@sesc.palladium)