A partir de 23 de setembro, uma nova etapa do Circuito Cinematográfico de Periferia movimenta a cultura de Belo Horizonte e região metropolitana com sua quarta edição. Oficinas e a exibição do curta-metragem “Fronteira”, de Maíra Campos, acontecem na sede da Contato e do Centro de Treinamento Artístico, no Barreiro. O CCP já passou pelo Aglomerado da Serra, Venda Nova, Barragem Santa Lúcia e Barreiro.
Toda programação é gratuita.
O Circuito Cinematográfico de Periferia é uma iniciativa da ONG Contato. Seu objetivo é criar um espaço de circulação de bens culturais audiovisuais para jovens de periferia, proporcionando a convivência criativa entre artistas, coletivos, entidades socioculturais e profissionais reconhecidos no mercado do Cinema Brasileiro, em especial em Minas Gerais. O circuito pretende também fortalecer a articulação de uma rede de produtores criativos de periferia, no campo do audiovisual, capazes de impulsionar novas dinâmicas e processos organizacionais para o mercado independente, gerando inclusão social e combate às desigualdades socioeconômicas. Confira abaixo a programação.
“O Circuito Cinematográfico de Periferia é um dos projetos mais importantes da Contato, pois joga luz sobre a importância e relevância da produção audiovisual da periferia de Belo Horizonte, formando, exibindo e criando redes na cidade em prol do desenvolvimento cultural do Brasil”, analisa Vitor Santana, coordenador da ONG Contato.
Oficina Elaboração de Projetos Culturais com Karu Torres
De 23 a 26 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 18h às 21h30, o Circuito Cinematográfico de Periferia 2023, a produtora cultural Karu Torres conduz, na região do Barreiro, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. A atividade gratuita será no Centro de Treinamento Artístico (rua Flávio Marques Lisboa, 340). As inscrições devem ser realizadas neste link: www.sympla.com.br/ongcontato
A ideia é auxiliar aqueles que sonham em viabilizar um evento, disco ou videoclipe com recursos de incentivo à cultura que, em breve, estarão disponíveis para artistas de todo o Brasil, por meio das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
Sobre Karu Torres
Karu Torres é graduada em Produção Editorial (Comunicação Social) pela UNI-BH, com pós-graduação em Gestão Cultural (UNA). Atua desde 2007 como Gestora Cultural e Produtora, com destaques para iniciativas como Festival de Arte Negra, Festival Internacional de Teatro Mostra Benjamin de Oliveira, Noite do Griot, Palco Hip Hop, Festejo do Tambor Mineiro, Bloco e banda Havayanas Usadas, entre outros. Ela vem se tornando uma forte referência em projetos culturais com a temática afro-brasileira.
Oficina de Videoclipes com Nath Rodrigues
De 25 a 28 de setembro, de segunda a quinta-feira, das 18h às 21h30, o Circuito Cinematográfico de Periferia 2023 apresenta a Oficina Videoclipe – Artista Criadora ministrada pela versátil artista Nath Rodrigues. A atividade gratuita será realizada na sede da Contato, à rua Pouso Alto, 175, na Serra. As inscrições devem ser realizadas neste link: www.sympla.com.br/ongcontato
Nath compartilhará insights sobre a criação de videoclipes e discutirá sua própria jornada e carreira no mundo artístico. Ela também utilizará suas experiências pessoais como base para discutir como construir uma linguagem audiovisual e artística com foco na carreira dos artistas.
A realizadora vai explorar ainda a interseção do audiovisual em sua obra, revelando como essa forma de expressão se manifesta em seu trabalho. Também abordará a sua formação, tanto institucional quanto autodidata, e lançará luz sobre a dicotomia entre a educação formal e a aprendizagem autônoma.
Por fim, Nath Rodrigues provocará uma reflexão sobre como as questões sociais, as mudanças de posicionamento político e as evoluções ideológicas impactam a produção musical e audiovisual.
A oficina é uma oportunidade para cineastas e artistas ampliarem sua compreensão de projetos audiovisuais e para que possam aprimorar seus processos de desenvolvimento de carreira.
Sobre Nath Rodrigues
Nath Rodrigues é multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes cênicas. A artista dedica seu trabalho à música brasileira instrumental, à canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre o corpo-mente-espírito. Ganhadora do prêmio Flávio Henrique, do BDMG Jovem Instrumentista, do Festival da Canção Todos os Sons e do Festival da Canção da Aliança Francesa, tem participação em trabalhos de músicos renomados no cenário musical brasileiro, como Luedji Luna, Chico César, Maurício Tizumba e Sérgio Pererê. Ela lançou “Fractal”, seu primeiro álbum solo, em 2019, que foi seguido por “Fio” em 2022. Recentemente, o single “Sussurro” (2023). No total, Nath Rodrigues já alcançou mais de 1 milhão de streams no Spotify.
Exibição do curta-metragem “Fronteira”
No dia 28 de setembro, na quinta-feira, às 21h, o destaque do Circuito Cinematográfico de Periferia 2023 é a exibição gratuita do curta-metragem “Fronteira” (2021), da diretora Maíra Campos, que acontecerá na sede da Contato, à rua Pouso Alto, 175, na Serra. Não é necessária a retirada do ingresso.
Sinopse
Telas dançam com os corpos. Cinema e dança se fundem através dos movimentos. Encontros que acontecem mesmo à distância.
Trajetória Contato
São 21 anos de atuação da ONG Contato em projetos audiovisuais que promovem e fortalecem atividades deste segmento cultural, contribuindo para a formação de novos realizadores. Os principais pilares são a inclusão social e a sustentabilidade de suas ações.
O Circuito Cinematográfico de Periferia é uma iniciativa da ONG Contato e conta com o apoio das leis estadual e municipal de incentivo à cultura.
Foto: Amanda Dias