Nesse período, o público poderá assistir as vídeo-aulas finais das oficinas e outras atrações online
Após realizar uma série de atividades culturais, encontros e oficinas virtuais, a 5ª edição do Festival de Inverno de Vilas e Favelas, promovida pela ONG Arebeldia, entra em sua última semana. Mas o público ainda poderá contar com muito conteúdo e diversão online. Até 9 de agosto (domingo), serão transmitidas as últimas edições das vídeo-aulas gratuitas das oficinas gratuitas de pandeiro, hip hop dance, bonecas artesanais e gastronomia infantil, bem como outras atividades culturais.
Dentre as atrações programadas, tem atividades com instrutores como o músico Marcos Suzano, membros do Família de Rua e a artesã Dulcinea do Carmo. As atividades vão ao ar gratuitamente pelo Instagram @arebeldia e pelo Facebook da arebeldia.
Quem não puder assistir na hora indicada, pode ficar tranquilo. Todo o conteúdo da semana, incluindo o das semanas anteriores, ficará disponível por tempo ilimitado no YouTube da produtora Casulo Cultura, responsável pela produção do Festival.
Confira agora como as atrações serão organizadas:
Quinta-feira (06/08)
Entrevista: Luís Matuto
Horário: 17h
Luís Matuto é um jovem artista mineiro, considerado um dos mais destacados gravadores de sua geração. Em Belo Horizonte, é também referência no desenho gráfico. Matuto domina a madeira como poucos, fruto da convivência com a marcenaria paterna desde a infância, em Alfenas (MG).
O jornalista e designer Marcelo Santiago, da Ong Arebeldia, receberá o artista para um bate-papo online descontraído nesta quinta.
Sexta-feira (07/08)
Oficina de Hip Hop Dance
Horário: 17h
Nesta sexta será a segunda vídeo-aula da oficina online de Hip Hop Dance com o intérprete dançarino, professor, coreógrafo e diretor da Laia Cia. de Danças Urbanas, Vic Alves. O público aprenderá conceitos básicos das danças da cultura Hip Hop, com foco no estilo Hip Hop Dance, visando aprimorar os movimentos corporais e aprender como fazer interessantes coreografias. Vic ensinará aos espectadores como se aquecer e movimentar as articulações de forma mais consciente e quais são passos essenciais de danças ligadas ao universo Hip Hop. Ele também mostrará exercícios para desenvolver a musicalidade dos alunos e ensinará a primeira coreografia da oficina.
As aulas seguintes contarão com alongamentos, novas informações, exercícios diferentes e coreografias mais desafiadoras e elaboradas. Todo o conteúdo foi criado de forma bastante didática para atender interessados e dançarinos de vários níveis, desde os amadores até os semiprofissionais.
Sábado (08/08)
Oficina gastronomia infantil
Horário: 10h
O festival promove mais uma edição da oficina de culinária para crianças. Desta vez, a receita a ser preparada, sob orientação da cozinheira Mary, será o Bolo Gelado de Coco. Ela mostrará o passo a passo para fazer essa delícia de forma simples e bastante divertida.
Palestra sobre o universo hip hop com o Família de Rua
Horário: 16h
Desde o início, a história, a cultura, a arte e o poder do breaking foram resumidos em vários documentários. Se você é um B-Boy, uma B-Girl, ou simplesmente alguém que que tem curiosidade em aprender mais sobre essa dança incrível, se liga que sábado tem a galera do Família de Rua ocupando o nosso Festival de Inverno de Vilas e Favelas com a história do breaking.
Sobre o Festival de Inverno de Vilas e Favelas
O Festival nasceu em 2016 por meio da ação do coletivo de voluntários da ONG Arebeldia e se destaca por ser o único festival de inverno assumidamente periférico do estado. Além disso, esse é o primeiro ano que a iniciativa foi desenvolvida de forma 100% online e contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura. Nos outros anos, as edições foram apoiadas por parceiros, por meio de trocas de experiências, provocando o encontro entre as classes sociais.
As edições do Festival de Inverno de Vilas e Favelas sempre tiveram como foco o intercâmbio cultural da comunidade com outras partes da cidade. A proposta dessa troca tem como inspiração o poema “O morro e o asfalto”, do rapper Flávio Renegado, um dos fundadores da ONG, que incentiva a aproximação das classes sociais sem qualquer tipo de preconceito. No formato online, essa essência não mudou.
“Tivemos que nos readequar devido ao isolamento social, e isso deu certo. Elaboramos atividades diferentes com uma linguagem atual, buscando uma aproximação da juventude, e trouxemos para a plataforma digital um número considerável de artistas, palestrantes e convidados. O desafio é grande, mas sabemos que boas ações são fundamentais neste momento de crise”, destaca Danusa Carvalho, produtora cultural e também fundadora da ONG.
Serviço
Festival de Inverno de Vilas e Favelas
De 18 de julho a 3 de agosto
Rede Sociais:
Associação Arebeldia: Instagram @arebeldia e Facebook: arebeldia
Produtora Casulo Cultura: Instagram @casulo.cultura e Youtube