Evento em 2020 será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, no Expominas
A próxima edição do Festival do Japão em Minas está quase pronta. Serão três dias de muitas atrações e atividades para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Para 2020, é esperado um público de mais de 25 mil pessoas. As datas escolhidas são 28 e 29 de fevereiro e 1º de março e novamente o Expominas no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte, sediará o evento.
O objetivo primordial do festival é apresentar a cultura japonesa para o público mineiro e ampliar os laços entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O festival se empenha em ser o canal que une perfeitamente as tradições milenares nipônicas com as mineiras.
Na ocasião sera comemorada a Data Nacional do Japão. A partir deste ano, o dia 23 de fevereiro será considerado feriado, em virtude do aniversário do novo Imperador Naruhito, o 126º Imperador japonês que ascendeu ao trono em maio de 2019, após a abdicação de seu pai Akihito, na primeira cessão do trono nipônico em mais de 200 anos. É o início da nova Era Imperial ” REIWA” que simboliza a união de dois ideogramas que significam ordem e harmonia, uma aposta na positividade e esperança, segundo a tradição japonesa, o começo de uma nova Era é como um recomeço para os cidadãos.
Temáticas de 2020
O 9º Festival trabalhará com a temática dos leques e do Ukiyo-ê. Os tradicionais leques têm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história e passaram a se popularizar entre a população a partir do século 16.
Como tudo no Japão, o leque também tem seu simbolismo: sua extremidade simboliza o nascimento, enquanto suas lâminas simbolizam os muitos caminhos possíveis que nos deparamos na nossa vida. Assim, serão apresentados durante o festival os dois tipos de leques japoneses, o dobrável (SENSU) e não o dobrável (UCHIWA), suas variações, estilos, cores e diferenças.
A xilogravura possui características como o refinamento e o intimismo, com a magnífica junção de delicadeza e intensidade. A gravura japonesa Ukiyo-ê é pintada a mão, uma manifestação artística autêntica do povo comum da cidade do Edo, conhecida hoje como Tóquio.
O gênero mais difundido foi a xilogravura, ou a arte de gravar em madeira, nos primeiros tempos só em preto e branco. Ao final do século XVIII, a técnica foi aperfeiçoada, possibilitando utilizar várias cores, onde o Ukiyo-ê atingiu o seu período de ouro.
Conhecida como “Japonismo”, a influência da arte Ukiyo-ê de desenhar no impressionismo francês e na Europa e no desenvolvimento de novas técnicas do realismo. Apesar de pintada a mão, suas cópias se tornaram conhecidas e amplamente valorizadas e poderão ser apreciadas pelo público do evento.
1º Concurso de Mangá em Minas
Um dos destaques desta edição do festival é a realização do 1º Concurso de Mangá em Minas. Os três primeiros lugares receberão diplomas concedendo o título de vencedores e prêmios adicionais de kits para desenho. As obras serão expostas durante o 9º Festival do Japão em Minas e o resultado será divulgado no dia 29 de fevereiro (sábado), no próprio Expominas.
O regulamento informa que o tema é livre e cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com uma única história de texto estilo Mangá de, no mínimo, 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas, no formato A4 (210 x 297 cm), com arte finalizada.
Vale destacar também que o material deve ser físico. Não vale envio eletrônico. E a história precisa ter obrigatoriamente um título. O uso de um pseudônimo será facultativo. Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros dentro do texto.
Para participar, basta preencher a ficha de inscrição completa que está no endereço: https://www.facebook.com/festivaldojapaominas, anexar as obras e enviar até o dia 17 de fevereiro de 2020 para o Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte – Concurso de Mangá em Minas – Rua Paraíba nº 1352, sala 1301, Savassi, Belo Horizonte/MG, 30130-148. As informações complementares estão no link do facebook.
Outras atrações especiais
O 9º Festival será montado em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, que abrigará o palco principal com inúmeras apresentações artísticas e sociais, como concursos musicais, áreas institucionais, empresariais e comerciais. Haverá também espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e artesanatos típicos, demonstrações e degustações de lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, experimentação de baseball, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop.
O Festival também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá, ikebana, exposições de Ukiyo-ê e de leques, hinamatsuri, campeonatos de hashi e kendama, oficinas gratuitas, além da praça de alimentação.
Este evento é uma realização escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão – ACCTBJ.
Serviço
9º Festival do Japão em Minas
Data: 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020
Local: Expominas – Belo Horizonte
www.festivaldojapaominas.com.br