Serão três encontros online realizados de 01 a 03 de setembro
A capital mineira, com o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, passou a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas. Esse fator amplia as possibilidades de envolvimento do público de maneira mais próxima e acessível à produção cultural, além de promover o pertencimento da população sobre o patrimônio cultural. Em 2020, por conta do atual cenário, foi idealizado, como parte da programação da Semana da Gastronomia Mineira, o projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte. Tradicionalmente comemorada no mês de julho, as atividades desse evento estão distribuídas ao longo do ano devido a pandemia do COVID-19.
O projeto consiste em promover um rico diálogo com muita criatividade entre as cidades que receberam o título de Cidades da Gastronomia pela UNESCO, em 03 encontros online realizados de 1 a 3 de setembro de 2020. Belo Horizonte, como realizadora da Semana da Gastronomia será a anfitriã nesses três encontros, com Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ). Como curador, Edson Puiati abre o primeiro desses diálogos recebendo diretamente do Xapuri a convidada Cláudia Helena Sadalla, representante da gastronomia de Belém. No segundo dia, será a vez de Carol Filgueira, receber do Patorroco, Cristina Maseda de Paraty. E para fechar esses célebres encontros, Juliana Souza Duarte conversará com Silvana Graudenz Müller, do restaurante Casa Cheia. São assim nove envolvidos nessas três lives, que possuem ampla atuação e experiência na área da gastronomia. Os três encontros contam, portanto, com um anfitrião de Belo Horizonte bastante qualificado, que poderão falar com propriedade da tradição, pluralidade, criatividade e inovação da nossa gastronomia.
Assim, no ano em que Minas Gerais completa 300 anos, a Semana da Gastronomia Mineira conta com um calendário de atividades para contribuir para a valorização de quem faz a nossa história e mostrar para outras localidades a importância da tradição da nossa cultura alimentar.
O evento possui, portanto, um caráter agregador, complementar, para nesse período de três dias promover a troca de experiências, a mobilização e aproximação dos que atuam nessa área. Os participantes – estudantes, profissionais e amantes da gastronomia – será surpreendido e estimulado a conhecer e a degustar a gastronomia mineira, numa oportunidade de experienciar a cidade sob a ótica dos aromas, cores e sabores inusitados.
Programação de Encontros Criativos da Gastronomia:
1º de setembro – 19h – Troca de saberes entre as cidades de Belém (PA) representada por Claudia Helena H Sadalla e Belo Horizonte (MG) representada por Edson Puiati, transmitida diretamente do Xapuri.
02 de setembro – 19h – Troca de saberes entre as cidades de Florianópolis (SC) representada por Silvana Graudenz Müller e Belo Horizonte (MG) representada por Juliana Souza Duarte BH, transmitida diretamente do Casa Cheia.
03 de setembro – 19h – Troca de saberes entre as cidades de Paraty (RJ) representada por Luciana Marinho e Belo Horizonte (MG), representada por Carol Filgueira, transmitida diretamente do Patorroco. O público poderá acompanhar as três transmissões exclusivamente pelo Facebook da Semana da Gastronomia: https://www.facebook.com/semanadagastronomiamineira
O Projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte é realizado pelo Espaço Ampliar, Chef Edson Puiati, Instituto Eduardo Frieiro, Frente da Gastronomia Mineira e tem patrocínio da Belotur.