Loading...
Pitadas Culturais

CCBB Educativo oferece visitas mediadas temáticas em ambiente virtual

CCBB educativo

Há temas variados nas visitas virtuais à exposição “Abraham Palatinik: a reinvenção da pintura”

As visitas mediadas virtuais oferecidas pelo CCBB Educativo, que já contam com conteúdo diferenciado sobre as exposições do CCBB BH, ficaram ainda mais interessantes. Agora as visitas são temáticas e o público tem a oportunidade de escolher o assunto abordado, dentro dos temas propostos pelos educadores. A transmissão ocorre diretamente no site do programa www.ccbbeducativo.com.

As Visitas Mediadas para o público geral acontecem de quarta a segunda-feira, às 12h e às 18h. Já as Visitas mediadas online para escolas e instituições podem ter horários diversos e os grupos devem ter de dez a 45 pessoas. As inscrições são realizadas pelo site www.ccbbeducativo.com/visitas

Visitas Mediadas para o público geral

Nas tradicionais Visitas Mediadas para o público geral, há uma temática disponível. Ela envolve a exposição “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura” e aborda a “História da Luz”.  A partir das obras do artista brasileiro Abraham Palatnik, os educadores do Programa CCBB Educativo Arte & Educação convidam para uma conversa sobre corpo, cor, movimento e as relações entre arte e loucura.

A relação do ser humano com a luz é ancestral. Acompanha e marca a presença na Terra de forma definitiva: ilumina o mundo, produz energia e é linguagem visual que nos permite perceber o movimento e a passagem do tempo. O que acontece quando uma obra de arte é feita de luz? O que aprendemos a ver com uma obra que usa a luz como material?

Visitas mediadas online para escolas e instituições

As visitas mediadas online para escolas e instituições contam ainda com mais temas para serem explorados como fonte de conhecimento entre os professores e alunos. Ao todo são quatro temáticas encontradas dentro da exposição Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura, que podem ser escolhidas no momento do agendamento da visita.

Na visita “Gambiarra e Arte Digital”, o público descobre e entende o uso de pregos, porcas, parafusos e roldanas, materiais fundamentais para a produção de Abraham Palatinik. A partir de seus conhecimentos em mecânica, o artista criou maquinários sem nenhuma preocupação funcional, partindo de objetos variados. A visita propõe uma conversa sobre uma faceta importante de Abraham Palatnik: a invenção. E sobre como a arte cinética apontou caminhos que hoje reverberam na arte digital.

Outro tema explorado é “Cor e Corpo”. A cor é elemento primordial na obra de Abraham Palatnik. Como as cores poderiam nos ajudar a reconhecer nosso próprio corpo? Como elas podem nos inspirar a estabelecer relações diversas com o mundo? Explorando as cores usadas para simbolizar os sete pontos de energia corporal conhecidos como chakras, será feita uma visita em forma de meditação, passando pela produção de artistas brasileiros.

Em “Histórias de Luz”, os participantes percebem como a relação com a luz é ancestral. Explorando vídeos e imagens do universo das ciências e das artes visuais, esta visita é uma conversa sobre a luz como elemento primordial da vida cotidiana e como importante tema e material da história da arte.

Além disso, também é possível aprofundar em “Diálogos entre arte e loucura”. Abraham Palatnik frequentou o ateliê da Dra. Nise da Silveira, precursora da arteterapia no Brasil. No ateliê do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, o artista teve contato com a produção viva e expressiva de seus ‘clientes’, nome utilizado pela Dra. Nise para se referir aos pacientes. As vivências do artista na instituição transformam o seu fazer artístico. A conversa será em torno das seguintes perguntas: O que pode nos levar à reinvenção de nossas trajetórias? A arte pode ser ferramenta de autocuidado em nosso processo de reorganização? Quais são as possibilidades de diálogo entre a arte e a loucura?

Serviço- Programa CCBB Educativo:

Visitas Mediadas Online para o público geral

De quarta a segunda-feira, às 12h e às 18h

Inscrições: ccbbeducativo.com/visitas

Visitas online agendadas para escolas e instituições  

Manhã, tarde ou noite, mediante agendamento

Duração: 0h50 ou 1h40.

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos.

Eventos gratuitos

Informações: (31) 3431-9440/9441

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *