Loading...
Pitadas Culturais

Academia Mineira de Letras recebe Conceição Evaristo para falar sobre a leitura e a escrita como direitos do cidadão

Escritora mineira é a palestrante do evento que acontece no dia 24 de outubro

 

A homenageada da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, Conceição Evaristo, é convidada da Academia Mineira de Letras para uma palestra no dia 24 de outubro, às 19h30. Ela apresenta o tema “Escrevivendo o presente, forjando o futuro”, abordando a leitura e a escrita como direitos do cidadão.

O evento acontece no âmbito da Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. Copatrocínio da CEMIG.

Entre os assuntos discutidos durante a palestra, Conceição Evaristo falará sobre como o professor pode trabalhar o processo de leitura e escrita em sala de aula e a importância da literatura entre os jovens. Além disso, ela vai abordar como a Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, incentiva a prática da leitura e da escrita em sala de aula e reforça o direito do cidadão ao letramento.

 

Sobre a palestrante:

Maria da Conceição Evaristo de Brito (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1946) é romancista, contista e poeta. Nascida em uma comunidade no alto da Avenida Afonso Pena, trabalhou como empregada doméstica até 1971, quando concluiu os estudos secundários no Instituto de Educação de Minas Gerais.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973, ocasião em que foi aprovada para o magistério. Estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro e formou-se em Letras. Ingressou no mestrado em Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) onde defendeu, em 1996, a dissertação Literatura Negra: uma poética da nossa afro-brasilidade. Defendeu, também, a tese de doutoramento Poemas Malungos – Cânticos Irmãos, em 2011, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Tem participação em revistas e publicações – nacionais e internacionais – que abordam  o tema da afrobrasilidade. Tal engajamento iniciou-se na década de 1980, por meio do Grupo Quilombhoje, responsável pela estreia literária de Conceição em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros. Suas obras, poesia e prosa, especialmente o romance Ponciá Vicêncio (2003), abordam temas como a discriminação de raça, gênero e classe.

 

SERVIÇO:

Palestra “Escrevivendo o presente, forjando o futuro”, com Conceição Evaristo

Data: 24 de outubro

Horário da palestra: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *