Serão disponibilizados 23 curtas-metragens até domingo. O longa ‘Morto não Fala’, de pode ser visto até dia 20
Vinte e três produções até domingo, 23. O 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online ganha prorrogação com produções disponibilizadas para o público até o fim da semana, no domingo 23. Poderão ser assistidos, gratuitamente, curtas-metragens das mostras Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil.
Outra produção que também ainda dá tempo de assistir é Morto não fala, de Dennison Ramalho. O longa-metragem, que integrou a Mostra Retrospectiva, fica disponível até às 23h59 de quinta-feira, 20. E quem quiser conhecer um pouco da trajetória do diretor é só acessar à sessão comentada por Gurcius Gewdner, no IGTV do festival no Instagram @festivalfantastico. Lá também estão outros comentários e os debates onlines realizados.
Morto Não Fala de Dennison Ramalho (Porto Alegre (RS), 110’, 2019, 16 anos) tem no elenco Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato, Marco Ricca, Cauã Martins e Annalara Prates. O filme conta a história de Stênio, plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está sozinho, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos. Quando as confidências que ouve do além revelam segredos de sua própria vida, Stênio desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família.
Atividades paralelas – Festival de Cinema Brasileiro Fantástico
Três atividades acontecem nesta terça-feira, dia 18: uma materclass, um debate e um sessão de filme com recursos de acessibilidade.
Às 17h – masterclass com Fabrício Basílio com o tema Entre horrores e maravilhas: duas tendências do cinema brasileiro fantástico contemporâneo. Graduado em Comunicação e Audiovisual e com Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, ele vai abordar o tema sob a perspectiva do cinema brasileiro fantástico contemporâneo a partir de dois eixos temáticos: horrores do Brasil e maravilhoso e cotidiano. Discutirá o gênero fantástico e suas complexidades no cinema e na literatura, focando no horror e no realismo maravilhoso e ilustrando como estes reverberam em filmes selecionados pelo festival.
Às 19h – debate sobre três filmes que integram a Mostra Realizadores Fluminenses será pelo Instagram do festival (@festivalfantastico). Com o tema ‘Deu a louca nos monstrinhos: horrores da infância’ participam a diretora de Beatriz Ohana, de A incrível aventura das sonhadoras crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira (RJ); a diretora Kimberly Palermo de Cenas da Infância (RJ) e o roteirista Gleyson Spadetti de Conte sua História ou Entregue sua Alma (RJ).
Às 20h – sessão com recursos de acessibilidade – libras, audiodescrição e LSE – do filme Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda. Com Mateus Maia, Carlos Eduardo Ferraz, Gilberto Brito, Sóstenes Fonseca, Sharlene Esse, Raquel Simpson, Odilex Lins, Suelanny Carvalho e Andreia Valois. A produção conta uma história de amor queer, que propõe uma nova relação com o futuro diante do caos atual, da eminência do apocalipse. Um romance que subverte as convenções sociais em uma obra repleta de ousadias estéticas, que mostra coragem de criação e provoca o espectador. Os eventos terão transmissão simultânea pelo Facebook do Centro de Artes UFF e pelo YouTube do 1° FCBF.