Apaixonada pelos momentos ao redor da mesa, Stella Artois reuniu 20 chefs de cozinha de Belo Horizonte e convida o público para cocriar com eles um manifesto em prol da gastronomia mineira. A partir da iniciativa, que tem como objetivo levantar a atenção sobre o mês de julho como mês da gastronomia mineira, a marca firma o compromisso de promover, todos os anos, iniciativas para enaltecer a cozinha local e o seu papel para a cultura e identidade dos mineiros.
“A nossa intenção é contribuir com o fortalecimento desta data e ajudar a promover o reconhecimento nacional da sua relevância. A gastronomia de Minas Gerais é nosso patrimônio e Belo Horizonte tem o selo da Unesco de capital da gastronomia criativa”, ressalta a gerente de marketing regional de Stella Artois, Nathália Coutinho. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), 30% do turismo no Estado vem da gastronomia.
Por meio da página oficial de Stella Artois no Instagram, o público poderá participar da criação do manifesto respondendo, até o dia 14 de agosto, à pergunta: Qual a importância da gastronomia mineira para a nossa cultura?. Aqueles que comentarem usando a #manifestostella vão participar de um concurso cultural para ter seu depoimento no texto do manifesto e ainda concorrer a três jantares exclusivos, com acompanhante, em um dos restaurantes dos chefs da campanha.
Dia da Gastronomia Mineira
O dia 5 de julho é o Dia da Gastronomia Mineira. A data foi escolhida em homenagem ao escritor Eduardo Frieiro, autor do livro “Feijão, Angu e Couve”, uma obra que conta a história da culinária de Minas Gerais desde os seus primórdios. O título foi publicado pela primeira vez em 1966, em Belo Horizonte MG, e é considerado um dos escritos mais valorizados pelos críticos da área de culinária. Em homenagem ao autor, foi também o Prêmio Eduardo Frieiro, o mais importante do setor gastronômico em Minas Gerais.