Para começar a semana com o pé direito, o BHásico foi convidado a degustar antecipadamente as delícias que estarão na 13ª edição do ‘Bar em Bar’, festival que acontece entre os dias 7 e 24 de novembro, em Belo Horizonte.
O encontro aconteceu no Maria das Tranças, tradicional restaurante localizado na região da Pampulha que tem ambiente acolhedor e bem simpático como mineiro gosta. É um lugar para comer de verdade! Foram servidos pratos e porções deliciosos, valorizando os nossos ingredientes, em especial o queijo. Tudo bem feito, saboroso e temperado na medida certa.
Entre os pratos vale destacar: escondidinho de frango, farofa de maracujá com linguiça, pastel frito, frango crocante com torresmo à pururuca, bolinhas de blend angus e risoto de camarão. Para sobremesa: um incrível bolo de chocolate belga, com camadas generosas, fofas e úmidas.
Curadora do festival, Patrícia Pacheco explicou que essa edição vai revisitar a história da capital por meio da gastronomia dos botecos. Serão 20 estabelecimentos participantes no circuito. “Uma das novidades será a presença da caranga, veículo que vai rodar pela cidade, passando principalmente pelos pontos turísticos, para levar as pessoas até os bares.”
Bar em Bar
Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o ‘Bar em Bar’ vem ganhando notoriedade no mercado desde 2007. Seu objetivo é promover e valorizar a gastronomia, com pratos que agradam aos mais variados paladares e também que cabem no bolso dos brasileiros. Este ano, vão participar 13 estados, totalizando 36 cidades e 194 restaurantes.
O tema escolhido para essa edição será: “É pra todo mundo”. E na capital mineira, a experiência dos sabores vai ser descrita a partir do tema “Sua cidade tem história e sua comida também”.
De acordo com o presidente da Abrasel, Ricardo Rodrigues, essa é uma oportunidade que os bares e restaurantes têm de criar pratos exclusivos para o festival, inclusive ligando-os ao tema em homenagem a Belo Horizonte nas décadas de 30 e 40.
“Os bares estão fazendo uma releitura do cardápio linkando-o aos pontos turísticos da cidade. O festival ganha ainda mais sentido agora, já que BH foi coroada recentemente com o título de cidade criativa da gastronomia pela Unesco”, destacou Rodrigues.
Confira aqui a lista dos estabelecimentos e claro que o BHásico vai percorrer alguns desses restaurantes e contar novas e saborosas experiências para você.