Evento acontece no dia 8 de março e tem entrada gratuita
O projeto Múltiplo Ancestral, do CCBB Educativo, busca conectar públicos e mestres a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. No dia 8 de março, às 11h, a iniciativa recebe o coletivo acreano Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU), que realiza uma oficina de desenho, compartilhando as técnicas e temáticas de seu povo. A participação é gratuita.
Os Huni Kuin, também conhecidos como Caxinauás, são um grupo indígena com forte presença no Acre, com rica cultura a ser a compartilhada fora de sua região. O público da capital mineira terá a oportunidade de conhecer um pouco a respeito ao mesmo tempo que aprende novas técnicas de desenho.
O coletivo de pesquisadores-artistas MAHKU se dedica, por meio de sua cultura visionária transformada em desenhos e pinturas, aos estudos dos cantos rituais do povo Huni Kuin, apoiados nos Huni Meka, os cantos de Nixi Pae.
O MAHKU tem origem nas pesquisas de Ibã Huni Kuin, mestre dos Huni Meka, desenvolvidas seja nos meios tradicionais, constituindo-se como ponte entre gerações de Huni Kuin que viram seus conhecimentos ameaçados de extinção, seja nos meios acadêmicos e artísticos, onde junto ao coletivo busca praticar aquilo que chama de ‘política dos artistas’.
Serviço:
Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral
Oficina de Desenho com MAHKU – Movimento de Artistas Huni Kuin
Quando: domingo, 8 de março, às 11h
Onde: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Informações: (31) 3431-9440/9441
Entrada gratuita