Loading...
Pitadas Culturais

Academia Mineira de Letras: Jacques Fux é convidado para o “Encontro com a Literatura”

Academia Mineira de Letras

A Academia Mineira de Letras e o Ponteio Lar Shopping realizam nova edição do “Encontro com a Literatura”, dessa vez com o escritor Jacques Fux. No encontro, a jornalista Daniella Zupo entrevista o autor, que abordará os livros “As coisas de que não me lembro, sou” e “Mary Anning e o pum dos dinossauros”. O evento acontece no dia 22 de outubro, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping.

O público terá a oportunidade de se aprofundar nas duas obras de Jacques Fux, em que a memória ganha destaque, mesmo que de diferentes maneiras e com histórias únicas e encantadoras.

“As coisas de que não me lembro, sou”, livro mais recente do autor, fala das coisas de que não nos lembramos, mas que nos tornam o que somos. “O que nos molda, nos constrói, nos forma enquanto indivíduos capazes de ter e seguir uma vida “saudável”. A escrita de “tudo o que me tornei em função de não me lembrar” homenageia as crianças romenas. Essas tristes crianças que não tiveram o meu privilégio. O privilégio do amor e principalmente do esquecimento”, revela o escritor. O livro também conta com imagens resgatadas do inconsciente que ganham vida com Raquel Matsushita.

Já “Mary Anning e o pum dos dinossauros” traz a história da mulher que marcou a paleontologia. As páginas mostram trajetória da incrível menina-mulher-investigadora, e responde algumas perguntas especiais com um texto divertido e ilustrações encantadoras (de Daniel Almeida) – será que os dinossauros soltavam puns estrondosos e fedorentos? O que as pessoas imaginavam antes de descobrirem a verdade sobre eles? E, afinal, como os dinossauros foram descobertos?

Encontro com a Literatura

O Projeto Encontro com a Literatura pretende ampliar o espaço destinado aos livros e escritores e proporcionar debates relevantes e enriquecedores sobre a literatura brasileira. A cada mês, um escritor é convidado para compartilhar suas vivências e projetos em andamento, com oportunidades de lançamentos de livros ou edições, ocupando um espaço importante da capital mineira.

Todos os encontros são gravados para, posteriormente, serem divulgados no canal de YouTube da Academia Mineira de Letras, que já conta com um extenso acervo digital de palestras, entrevistas e conversas.

Jacques Fux

Jacques Fux é ficcionista, ensaísta e tradutor. Graduado em matemática e mestre em computação, tem doutorado em literatura comparada pela UFMG e pela Université de Lille 3. Foi pesquisador na Universidade de Harvard de 2012 a 2014. É autor dos romances: Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo, Brochadas, Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá, vencedor do Prêmio Manaus, Nobel e Herança; dos ensaios: Literatura e Matemática, vencedor do Prêmio Capes e finalista do APCA; Georges Perec e Ménage Literário; e dos infantis: O Enigma do Infinito, Selo Altamente Recomendável FNLIJ e finalista do Jabuti, Um labirinto labiríntico, vencedor do Prêmio Paraná Digital e As coisas de que não me lembro, sou e Mary Anning e o pum dos dinossauros. Seus livros e contos já foram publicados na Itália, México, Peru, Israel, Estados Unidos e França.

Serviço:

Encontro com a Literatura

Convidado: Jacques Fux

Livros: “As coisas de que não me lembro, sou” e “Mary Anning e o pum dos dinossauros”

Data: 22 de outubro, às 17h

Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *