Depois de produzir 28 novos murais artísticos descentralizados por toda a Belo Horizonte e um painel de 100 m² na Estação Barreiro, o projeto Arte em Cores BH lança sua galeria virtual. Uma forma de apresentar um amplo conjunto de artistas locais, criar exposições, valorizar a arte urbana e ultrapassar barreiras como localização e acessibilidade.
No site é possível conhecer mais sobre o projeto, que foi realizado pela primeira vez na capital e integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, com o objetivo de revelar novos talentos e criar espaços expositivos em todas as regionais da cidade. Além disso, conhecer os 27 artistas selecionados nesta edição e suas obras, o painel coletivo produzido na Estação Barreiro e conferir um mapa com a localização de todos os trabalhos. A navegação conta com fotos e medidas de acessibilidade, como tradução em Libras, áudio com leitura dos textos e ferramentas de configuração de leitura.
As obras se destacam pela diversidade de linguagens, variedade de abordagens artísticas e valorização da produção dos artistas locais. O público pode fazer um tour pelas nove regionais da capital mineira, onde estão localizados os painéis produzidos pelos seguintes artistas: ART. V, Ártemis, Asher, Barbara Daros, Bark, Carol Smocowisk, DGS, Fênix, Flô, Fresh, Julianismo, Magu, Mariana Marinato, Mariflô, Mona, Nast, Nayla, Othu CLN, Pacotin de Chá e Iza Damasco, Pimenta, Rebeca Miguel, Riot, Sôdác, Tchay NMDS, Valentino Pelé, Vilmex e Zi Reis. Os artistas selecionados contaram com a mentoria de Davi DMS, Fhero e Lídia Viber.
O projeto, que recebeu 232 inscrições, aconteceu em duas fases: na primeira, 27 artistas, sendo três de cada regional, realizaram murais nas suas respectivas regionais. Na segunda fase o projeto contou com nove artistas. Eles representaram cada uma das nove regionais de Belo Horizonte e, juntos, produziram um grande painel na Estação Barreiro.
O lançamento da galeria virtual marca o encerramento da primeira edição do projeto Arte em Cores BH e confirma alguns de seus objetivos: dar visibilidade ao talento e à criatividade dos artistas locais e disponibilizar mais uma via de contato para alavancar as suas carreiras. As obras podem ser vistas no site: arteemcoresbh.com.br
O projeto Arte em Cores BH é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e integra a programação do Circuito Municipal de Cultura. É idealizado pelo Instituto Vivas e realizado pelo Instituto Odeon, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais.
O Arte em Cores BH é um desdobramento da iniciativa que já realizou duas edições nos estados do Pará e do Maranhão, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço – Projeto Arte em Cores BH
Arte em Cores BH arteemcoresbh.com.br/
Gratuito
Para outras informações: contato.arteemcoresbh@gmail.com e (31) 99785-7876