Público tem a oportunidade de aprender as etapas de criação no dia 26/11
No ano em que é celebrado os quadrinhos na França, a Aliança Francesa traz uma atração ao público que quer ir além da apreciação e criar suas próprias histórias. No dia 26 de novembro, às 19h30, acontece o Atelier ”Introdução aos quadrinhos: aprenda a utilizar o aplicativo gratuito da Biblioteca Nacional da França – BDnF” por meio da plataforma Zoom. A atração integra a programação do Novembro Digital. A participação é gratuita mediante inscrição prévia até o dia 25 de novembro, através do email mediateca@aliancafrancesabh.com.br.
A partir da ferramenta de criação digital BDnF – A fábrica de BD, os participantes podem criar histórias em que combine ilustração e texto. Lançada pelo BDnF, com o apoio do Ministério da Educação Nacional e Juventude, o público vivenciará as etapas de criação de uma história em quadrinhos por meio da plataforma.
O responsável por conduzir o Atelier é João de Araujo, professional da área, aficionado pelo assunto e um frequentador assíduo da rica Mediateca da Aliança Francesa de Belo Horizonte.
Com duas horas de duração, o principal objetivo do Atelier é falar sobre o processo de confecção de quadrinhos a nível introdutório e aprender a utilizar o aplicativo da BDnF.
A tradição de bande dessinée (quadrinhos, ou simplesmente BD para os íntimos) na França, Bélgica e outros países francófonos é muito forte, sendo uma das expressões artísticas que mais ganha admiradores em todo o mundo.
Programa completo do Atelier
O que são Quadrinhos?
- Desfazendo certos maus entendidos
- Quadrinho como mídia.
- Vantagens e desvantagens.
Como é no mundo?
- Mercado Brasileiro.
- Mercado Americano (comics, graphic novels).
- Mercado Franco/Belga (Bande dessinées)
- Mercado Japonês (mangás)
Como é feito?
- Professionais, quem são e o que fazem?
- Processo desde a concepção de uma ideia ao produto final, divulgação e vendas.
História
- Personagens
- História, estrutura clássica e como ela se relaciona aos formatos curtos (meme e tirinhas).
Demonstrações no app
- Dimensionando a página e os quadros
- Escolhendo imagens (biblioteca do app, biblioteca do PC ou desenhando no próprio aplicativo). Comentário sobre direito autoral x domínio público.
- Balonamento – Dicas sobre revisão, adaptação de texto ao balão, evitar cacofonias, hifenização.
- Salvando o trabalho e escolhendo o formato final.
Exercício Prático
- Os estudantes devem fazer uma tirinha ou um meme no app em 30 minutos e,
- Feedback (o que foi feito de bom e o que pode melhorar)
Sessão de perguntas e respostas
Sobre o Novembro Digital
Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital sob todas as formas: do videogame às realidades imersivas, da arte digital ao som espacializado, da alfabetização digital às humanidades digitais. Realizado em Belo Horizonte pela Aliança Francesa e Embaixada da França, com o apoio do Institut Français, o público poderá conferir uma extensa programação online e presencial durante todo o mês de novembro, com participação gratuita.
A programação é voltada para públicos de todas as idades. Entre as atrações que podem ser conferidas em galerias, fachadas, circuitos e em espaços virtuais estão exposições, instalações, imersões em realidade virtual, realidade aumentada, mostras online, palestras e debates.
Serviço – Quadrinhos
Novembro Digital
Instrutor: João de Araujo
Data: 26 de novembro, às 19h30
Inscrições: até 25 de novembro pelo e-mail mediateca@aliancafrancesabh.com.br
Acesso: plataforma Zoom – Link enviado após a inscrição