Apostar no equilíbrio dos sabores é uma das dicas
Nos últimos anos, o bar deixou o papel de figurante dentro do restaurante e tornou-se popstar com a consolidação de vários empreendimentos voltados para a experiência de um bom drinks. Graças a esse boom, a coquetelaria tem se diversificado cada vez mais e ganhando adeptos, sempre em busca de novos sabores, aromas, texturas e combinações, que vão além da costumeira cervejinha. As possibilidades para criar drinks instigantes são tantas que, hoje, existem profissionais específicos para esta área: os bartenders e mixologistas.
Mas qual será a receita infalível para fazer um coquetel ‘no capricho’ e fisgar o paladar de quem irá beber, mesmo para quem não é profissional, mas deseja se aventurar neste universo? Para a bartender Jocassia Coelho, responsável pela carta de drinks do Kanpai, restaurante de culinária japonesa no bairro Cruzeiro, um dos segredos é saber qual é o paladar de quem vai beber, ou seja, se a pessoa prefere uma bebida mais leve ou de sabor acentuado, por exemplo. Ela também recomenda brincar com os sabores ácido, doce e alcoólico; e com os aromas, de modo que eles se equilibrem e proporcionem uma experiência gastronômica diferenciada. “É legal ainda recorrer a temas na hora de criar. A cultura de cada país, as estações do ano e tantas outras coisas do nosso dia a dia têm suas cores próprias. A primavera, por exemplo, tem fragrâncias completamente diferentes do verão que, por sua vez, é o oposto do inverno. Só isso já nos dá um leque gigantesco de possibilidades na elaboração de drinks, afinal antes de ser uma parte importante da gastronomia, a coquetelaria é, sobretudo, uma forma de expressão e arte”.
Assim como Jocassia, o bartender Conrado Salazar, à frente do Piratas BBQ, bar de drinks no bairro União, também aposta no equilíbrio como principal ingrediente para fazer bons coquetéis. “Mesmo que ele [coquetel] seja alcoólico, não pode ter álcool em excesso. Não pode também ser demasiadamente doce ou cítrico, pois um sabor acentuado causa desconforto no paladar. É importante lembrar que o desejo de qualquer bartender é que os clientes tomem mais de um drink. Esse é o melhor termômetro do sucesso. Como na coquetelaria o que vale, sobretudo, é a experiência, se o consumidor parar já no primeiro, alguma coisa não está legal.”
E mesmo com uma coquetelaria marcada por drinks cada vez mais diferenciados, repletos de ingredientes incomuns, Salazar acredita que os clássicos sempre terão espaço garantido no balcão. “Prova disso é que o Old Fashioned e o Negroni ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares no Annual Brands Reporte, ranking dos 50 drinks clássicos mais vendidos no mundo em 2020, publicado pela revista Drinks International, verdadeira vitrine para bartenders e profissionais da indústria de bebidas em todo o planeta, além de serem corriqueiramente campeões de vendas em vários outros anos”, ressalta.
Delivery de drinks do Piratas BBQ
O Piratas BBQ, Beer & Drinks criou um delivery diferenciado de drinks. Para quem prefere experimentar os coquetéis no conforto do lar, o bar envia as bebidas devidamente armazenadas em caixinhas de isopor com gelo. Os ingredientes vão separados em garrafinhas personalizadas, totalmente vedadas, para o consumidor finalizar o preparo em casa munido de uma cartinha com o passo a passo da receita. Taças especiais também podem ser compradas. “Como no delivery é bem mais difícil o drink chegar já pronto na casa do cliente com a mesma apresentação do bar, resolvemos proporcionar essa nova experiência e permitir que eles [os clientes] sejam os próprios bartenders. O resultado tem sido muito satisfatório. As pessoas gostam da brincadeira, o que repercute positivamente nas vendas”, afirma Conrado Salazar.
OLD FASHIONED
Receita de Conrado Salazar, bartender do Piratas BBQ
Ingredientes:
– 60 ml de Bourbon Whiskey ou Rye Whiskey
– 7,5 ml de xarope de açúcar demerara (2:1)
– 4 lances de Angostura Aromatic Bitter
– 2 lances de Angostura Orange Bitter
Preparo:
Adicione o whiskey e 2 lances da Angostura Aromatic num mixing glass (copo grande, longo e largo). Adicione um pouco de gelo e mexa. Adicione o xarope de açúcar, mais um pouco de gelo e mexa novamente. Coe para um copo baixo com gelo, adicione o restante dos bitters e decore com uma casca de laranja e uma cereja.
YAHHO
Receita da bartender Jocassia Coelho, do restaurante Kanpai
Ingredientes
– 40 ml de vodka ketel one
– 40 ml de licor de jabuticaba
– 40 ml de vermute extra dry
– 30 ml de suco de maracujá
– 20 ml de suco de limão siciliano
Preparo:
Em uma coqueteleira adicione todos os ingredientes. Em seguida, passe-os para a taça coupe alta, em dupla coagem, previamente gelada. Decore com um ramo de alecrim pregado.
Kanpai
Rua Pium-í, 1122 – Cruzeiro
Delivery todos os dias de 18h às 23h
Site para pedidos: www.kanpaibh.com.br
WhatsApp para pedidos: (31) 9 9555-1883
Piratas BBQ, Beer & Drinks
Rua Alberto Cintra, 80 – União
Delivery: quarta-feira a sábado, de 18h às 23h; domingo, de 11h às 16h
Pedidos: www.goomer.app/piratasbbq