A originalidade e a elegância visionária do design italiano no século XX diferenciaram sua estética do resto do mundo. Até 3 de novembro de 2019, em Belo Horizonte, a ousadia das formas deste design, sua história, grandes marcos, reverberações no presente e inspirações para o futuro estão sendo apresentadas na exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”. A mostra é inédita e reúne rico e impressionante acervo composto por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos e instalações multimídia.
A exposição apresenta cinco importantes ícones do design de automóveis: Casas Bertone; Zagato, que este ano celebra seu centenário; Touring Superleggera; Pininfarina; e Giugiaro – que pautaram uma nova estética de formas entre as décadas de 1910 e 1960. São verdadeiras obras de arte sobre rodas que emocionam com suas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços velozes e precisos das grandes casas e designers italianos que trazem toda a sua beleza e encanto para esta mostra.
Uma das esculturas considerada a obra-prima do artista italiano Umberto Boccioni, Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, está na mostra, contextualizando o movimento futurista. Também marcam presença nomes como Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lúcio Fontana; além de imagens de ambientação do designer Gio Ponti, e peças de ousados projetos, como o puff Pratone, em formato de grama; a poltrona UP5, de Gaetano Pesce; e o sofá Bocca, do Studio 65.
A exposição, que tem curadoria de Peter Fassbender, Head Design Center LATAM FCA, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena D’Alfonso, ainda oferece ao público ambientes multimídias e imersivos dedicados ao cinema italiano – uma referência à atmosfera artística e de costumes do século XX –, e à beleza do ronco dos motores – o que traz à tona as relações de afeto que estabelecemos com os objetos que povoam nossas memórias e identidades.
Percorrer os espaços da exposição “Beleza em Movimento – Ícones do design italiano na Casa Fiat de Cultura” é aceitar o convite à reflexão sobre a essência do design italiano, sua história e sua capacidade atemporal de se fortalecer, como referência global, ao traduzir o belo e o movimento.
Serviço
Exposição “Beleza em movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”
Curadoria: Peter Fassbender, com colaboração de Maddalena D’Alfonso
13 de agosto a 3 novembro de 2019
Entrada gratuita
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h