O crescimento do mercado virtual de cervejas artesanais foi bastante acelerado durante a pandemia do Covid 19. Com os bares fechados, muitos queriam tomar aquela cerveja especial, sua marca preferida, mas estava mais complicado. Isso impulsionou a venda no auto-serviço, com supermercados e lojas especializadas sendo alternativas, mas esse contexto também fomentou o processo de implantação de sites e lojas virtuais. O e-commerce é uma tendência em vários segmentos de mercado. Mas, mesmo com a pandemia perdendo força, essa plataforma de vendas veio pra ficar. Muitos estão investindo nessa forma de relacionamento com o público, estruturando seu e-commerce, que será mais uma fonte de renda para as marcas, além de poder expandir o mercado das cervejarias para todo o Brasil.
A cervejaria Capim Branco estreou seu site, Beba.Delivery, que tem como diferencial abraçar todas as marcas do seu portfólio e parcerias, já que é uma fábrica que produz várias cervejas de Minas e do Brasil, no sistema conhecido como cigano, onde produtores alugam os equipamentos e o espaço para a produção de cervejas e destilados. Claro que as marcas Lagoon, recém lançada, e Artesamalt, uma das mais tradicionais e antigas do estado, estão à venda no site. Além disso, o gin Noveau, outra novidade da empresa, também já está sendo comercializado. A previsão é de franca expansão para outros rótulos e souvenires de diversas marcas produzidas dentro da planta da Capim Branco. A proposta é que o Beba.Delivery seja um grande portal de venda de bebidas artesanais e Premium de Minas Gerais.
O Beba.delivery veio para ser um espaço de venda para diversas marcas de cervejas, capitaneadas pelas próprias da Capim Branco, mas com espaço para outras parceiras que querem uma vitrine. Essa é a aposta. O site já está no ar e tem combos diferenciados. As novidades não vão parar nos próximos meses. Com segurança e de fácil navegação, o site aceita cartão de crédito, pix e boleto bancário como forma de pagamento e atende todo o território nacional.
Lagoon Beer:
Cerveja Lagoon já é sucesso no mercado. Produzida na Indústria de Bebidas Capim Branco em Sete Lagoas, chega ao mercado com cinco rótulos, sendo eles: Triple Malt Pilsen, Lager, Amber Lager, Session IPA e IPA. A fábrica localizada em uma fazenda possui em sua frente uma lagoa e por isso a origem de seu nome: Lagoon. E a começar pelo seu rótulo com cortes exclusivos e diferenciados, a marca não veio pra ser mais uma.
“Pensamos na Lagoon como um produto diferenciado, que irá atingir ao público jovem e que aprecia bebidas de qualidade, com apresentação, sabor, inovação. Pensamos em diferenciar nosso produto desde a sua concepção”, explica Allan Coelho, responsável pela área de marketing e comercial da Lagoon.
Os gestores da empresa resolveram criar uma nova marca de cerveja e destilados para entrar forte no mercado. “Pretendemos entrar nos principais bares e restaurantes de BH e interior, e redes de supermercados”, explica Allan. E para este ano ainda estão previstos lançamentos de dois rótulos de gin, vodka e drinks prontos para consumo em latas.
Rótulo: um caso a parte
O rótulo é um caso a parte. Ele foi todo trabalhado de maneira audaciosa. Foram muitas pesquisas em busca de algo que saísse do tradicional e marcasse um novo produto no mercado e após longos três meses o produto final foi aprovado.
Segundo Gregório Pinheiro, designer da marca, o trabalho valeu a pena. “No rótulo da Lagoon tem mais que a beleza do design e os valores que devem ser repassados ao consumidor. Há uma carga significativa de estratégias de consumo, tendências, vontade do consumidor na gôndola e facilidade de identificação do estilo de cerveja e marca. Não queríamos entrar como uma marca a mais, queremos ensinar que barreiras foram feitas para serem cruzadas e por isso, construímos a identidade visual inspirada em faixas que nos dizem para não atravessar e com isso, queremos dizer, ultrapassem barreiras, sejam ousados”, explica ele. O slogan da Lagoon é “Ultrapasse barreiras. Aproveite sua liberdade”.
Para que o rótulo desse certo foram envolvidos vários profissionais, de engenharia inclusive e a empresa Fitatex para desenvolver uma máquina própria para rodar esses rótulos. O investimento de tempo e dinheiro foi alto, mas, valeu a pena. “Conseguimos desconstruir o óbvio, rompemos a barreira que nos impedia de realizar nosso sonho, inovamos e essa mensagem que queremos deixar”, reforça Greg, como é carinhosamente chamado na empresa.
Um pouquinho sobre as cervejas
Triple Malt Pilsen: Fusão de três maltes nobres da Bélgica, Rússia e Alemanha deixam essa cerveja com uma alta drinkability e refrescância. Cerveja de baixa fermentação e elaborada com lúpulos especiais.
Lager: Uma lager revolucionária. Em seu Dry Hopping muitas doses do lúpulo CTZ, que te leva aos aromas cítricos, herbais e picantes.
Amber: Cerveja de baixa fermentação, coloração avermelhada e espuma cremosa. Leve e equilibrada, com aromas e sabores que remetem ao toffee.
Session IPA: Com base maltada é uma cerveja leve e com uma generosa carga de lúpulos. Com teor alcoólico baixo e amargor equilibrado.
IPA: é uma American IPA, equilibrada e saborosa, com carbonatação moderada, espuma média e formação de notas frutadas e cítricas.