Quinta edição aborda arte, cultura, acolhimento, marcas, negócios, cidades e futuros gentis
Desde 2016, o Festival Verbo:Gentileza reúne iniciativas, marcas, artistas e o público com o objetivo de promover uma convivência mais acolhedora e gentil em grandes centros urbanos. No ano de 2020, em sua quinta edição, ele será realizado de forma diferente, devido ao contexto de pandemia mundial, porém, ainda mais necessário. Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Festival Verbo:Gentileza 2020 acontece de forma digital e poderá ser acessado pelo site (www.verbogentileza.com.br).
Norteando toda a programação, uma ideia central: a Gentileza Cura. Serão Shows instrumentais, performances, cozinha afetiva, galeria de arte, yoga, contação de histórias e palestras sobre saúde mental, marcas, negócios, cidades, economia e futuros gentis, em uma programação inclusiva. Entre os participantes confirmados, estão: Guru Sangat, Rossana Montalverne, Banda Yamí, Tejpartap, Maurício Meirelles, Cidoca Nogueira, Gustavo Ziller, Castello Branco e Nath Rodrigues.
“Traremos diversos temas, mas a gentileza está presente em todos eles. Porque a gente se cura pela arte, yoga, meditação, na cozinha afetiva. Também nos curamos pensando em uma cidade mais gentil, debatendo sobre novas ideias de mercado, abrindo espaço para o diálogo. Acreditamos que a gentileza cura e queremos fazer um festival inspirador. Um respiro para oxigenar as ideias, seguir em frente e acreditar que é possível. Transformar-se e transformar o mundo”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.
Será um fim de semana para “Respirar”, com arte, cultura, cuidado e amor. E para “Inspirar”, com marcas, negócios, cidades, economia e futuros. “A humanidade está no momento e na propriedade de reinventar o futuro e a nossa ideia fixa é que a vida não pode ser ‘reimaginada’ sem a gentileza num lugar central. Mas não pensamos na gentileza como etiqueta. Pensamos como ética, como linguagem universal da humanidade. Um código de convivência, colaboração e comunicação gentil – de gente para gente”, explica Erlana Castro, cocriadora e curadora do Festival Verbo:Gentileza 2020.
Sobre o movimento Verbo:Gentileza
O Verbo:Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações para engajar as pessoas a buscarem soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.
Na prática, o projeto atua em três frentes. As redes sociais são um canal de escuta e de criação de conteúdo, buscando dar luz a iniciativas afins e incentivar posturas gentis. As ações pop-up propõem uma reflexão, conectar pessoas, elucidar projetos. E o Festival Verbo:Gentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente.
Em sua trajetória, o Verbo:Gentileza passou por diversos momentos. Em 2016 apresentou-se à cidade. No Festival, o público foi convidado a escrever seus anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca de conhecimento.
Em 2017, as ideias ganharam mais movimento com formatos, roteiros e interações diferentes. Em 2018, já ciente do seu papel transformador, o projeto ganhou contornos de rede. Foi escolhido o verbo “convidar” para nortear o conceito do ano. Foi abrindo e aceitando convites que o Verbo:Gentileza se fez mais presente.
Em 2019, após muita escuta e troca, ele surgiu com uma resposta: contar com a força de pessoas realizadoras, com um objetivo em comum. Deu mais um passo para se tornar uma rede que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor. Em 2020, em meio a uma pandemia mundial, o Verbo:Gentileza utiliza toda sua bagagem para contribuir para uma necessidade de todos, com uma certeza: a gentileza cura.