Loading...
Comidas & Bebidas

Pacato apresenta alta cozinha autoral que reverencia a gastronomia mineira

Pacato

A admiração da pintura “O Violeiro”, de Almeida Junior (1899) sempre fez com que o Chef Caio Soter refletisse sobre o tempo das metrópoles e da vida moderna em contraposição ao tempo e ao estilo de vida das pequenas cidades: a beleza e os detalhes se perdem quando não há tempo para contemplá-los. Assim nasceu o Pacato, primeiro restaurante do talentoso Caio Soter, que tem como missão proporcionar ao comensal um momento desacelerado, de apreciação calma e pacata da vida e de seus prazeres.

Com inovação e modernidade em seu DNA – sem deixar de lado o respeito às tradições – o chef presenteia a capital mineira com uma casa de alta cozinha autoral com cardápio à la carte e menu degustação aliados a um serviço diferenciado e de alto padrão.

A inspiração da cozinha é um dos alicerces da culinária mineira, a cozinha de quintal:  em tempos de escassez de alimentos e muitas privações, as famílias se organizavam em fazendas e roças e se dedicavam à agricultura familiar de subsistência, com ênfase no cultivo de milho, feijão, mandioca e a criação de porcos e galinhas. Essa tríade de alimentos – vegetais, porco e frango – é a essência do cardápio do Pacato.

O menu está construído com ingredientes sazonais, de alta qualidade e com apoio e valorização da cadeia produtiva artesanal. Os ingredientes são celebrados em preparações inovadoras, com muita técnica e o máximo de aproveitamento e protagonismo de sabor.

A cozinha é aberta e um balcão permite que a comida possa ser apreciada juntamente com o ballet da cozinha, momento que proporciona contemplação e diferentes sensações. Para que a experiência seja mais completa, o Pacato conta com uma carta de vinhos elaborada pelo sommelier Gustavo Giacchero, que também está à frente do serviço de salão. Sommelier desde 2005, embaixador do Vinhos Alentejo 2020 e gerente de alimentos e bebidas do Fasano BH, Gustavo traz rótulos sazonais garimpados das melhores vinícolas do Brasil e do mundo.

O menu degustação (R$280) tem sete tempos e apresenta no couvert o milho, verduras e o feijão em preparações únicas e singulares, a exemplo da telha de feijão branco, espuma de tutu, vinagrete de feijão fradinho e pó de feijoada. Os snacks trazem a galinha em dois formatos, sendo um deles o pé de frango desossado e frito, recheado com mousse de fígado e a entrada é uma celebração ao porco. Os pratos principais trazem surpresas, como o creme de milho com jiló defumado e recheado e pó de quiabo. A experiência é finalizada com releituras de tradicionais combinações mineiras, como por exemplo a pré sobremesa de suflê de queijo com goiabada e licor de jabuticaba.

O menu à la carte reflete a filosofia de trabalho da casa: enxuto, criativo, técnico e muito inovador, a exemplo de pratos como o enroladinho com lombo de porco Moura, duxelles de legumes da horta e taioba, acompanhado de purê de abóbora caramelizado e glacê de pé de porco.

O chef Caio Soter aposta numa experiência completa para o comensal: cardápio que foge do convencional com execução impecável e valorização de cada etapa e um atendimento cuidadoso, gentil e de excelência para que cada pessoa desfrute de um momento pacato, cheio de sensações diversas com muita satisfação e prazer.

 Chef Caio Soter

Nascido em Belo Horizonte, Caio Soter sempre teve uma ligação forte com o território e, consequentemente, com a cozinha mineira. Em 2017, fundou a Umami Steaks, marca pioneira em Dry Aged em Minas Gerais. Neste mesmo ano trabalhou com chefs renomados como Felipe Rameh, Fred Trindade, Flávio Trombino e Felipe Galastro.

Em 2019, assumiu a chefia do restaurante Alma Chef, também na capital mineira, onde desenvolveu um trabalho inspirado na culinária mineira tradicional feita com ingredientes regionais e, por esse trabalho, foi premiado como Chef revelação da cidade.

Já em 2020 participou da segunda edição do programa de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo e, em setembro do mesmo ano, assumiu a cozinha do restaurante O Jardim. O ano de 2021 marca sua carreira com a abertura de seu primeiro restaurante e de sua consolidação, não apenas como um grande cozinheiro, mas como formador de profissionais da cozinha e mentor de transições de carreira para a gastronomia.

Serviço – Pacato: 

Funcionamento: Quarta – Sábado, das 19h às 23h

Endereço: Rua Rio de Janeiro, n 2735, Bairro Lourdes – CEP 30160-042

Capacidade: 48 lugares

Reservas, acesse pacatobh.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *