Loading...
Pitadas Culturais

Programa CCBB Educativo aborda a representação dos negros na arte

O Laboratório de Crítica, atividade que integra o Programa CCBB Educativo, recebe, no dia 27 de novembro, às 17h, a historiadora da arte e gestora cultural Renata Bittencourt. Com o tema “Conversa em Cores”, será analisada a representação de negros na arte. O evento gratuito tem o intuito de potencializar a arte como espaço de formação e pesquisa e é necessário fazer inscrição prévia para participar.

A partir da análise de obras da história da arte, o encontro propõe a reflexão acerca da representação de negros, mas também da autoria artística de afrodescendentes. “Será proposta a apreciação das imagens apresentadas em contexto, e também a leitura de uma análise crítica que possa alimentar ricas perspectivas sobre a produção e a crítica artística”, explica a historiadora.

Renata Bittencourt, Diretora Executiva do Instituto Inhotim, é historiadora da arte e gestora cultural. Desenvolveu pesquisas de mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou no Itaú Cultural, na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, como Secretária na Secretaria da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura (MinC) e também como Diretora de Processos Museais no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram – MinC). Foi contemplada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e pela Fulbright.

Serviço:

Programa CCBB Educativo

Conversa em Cores

Laboratório de Crítica com Renata Bittencourt

Data/Horário: 27 de novembro, das 17h às 21h

Local: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Entrada gratuita.

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *