Filme contabiliza sua quarta medalha internacional, com prêmios também no japão e portugal
Às vésperas de sua primeira edição digital do Festival Fartura, o projeto Fartura – Comidas do Brasil, maior plataforma de gastronomia do país, foi mais uma vez premiado com a produção audiovisual “O Mestre da Farinha“, que já tem medalhas em importantes concursos em Portugal e no Japão. O vídeo foi o grande vencedor da categoria de filmes informativos e institucionais da premiação francesa 9º Deauville Green Awards, em cerimônia virtual que aconteceu no dia 18 de junho, com a presença de Monique Barbaroux, Ministra da Cultura e da Comunicação da França.
A competição internacional é uma das mais importantes em reconhecimento a ações e práticas para enfrentar o desafio das mudanças climáticas, preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar das gerações futuras. A cada edição, participam mais de 500 filmes de 35 países. “O Mestre da Farinha” concorreu com outras grandes produções, inclusive uma da BBC de Londres.
Com o prêmio francês, o curta produzido pelo Fartura, com direção de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produção de Adriana Benevenuto, contabiliza sua quarta premiação. Em 2019, esteve no pódio como “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários” de um dos mais importantes festivais de cinema de turismo do mundo, o ART & TUR, em Portugal; e em fevereiro deste ano ficou em terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World’s Tourism Film Festival.
“O Mestre da Farinha” conta a história do “Seu Bené”, da cidade de Bragança, no Pará. Com mais de 70 anos de idade e considerado um mestre, ele mantém uma tradição amazônica centenária e produz, ainda hoje, a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.
As gravações aconteceram durante uma Expedição Fartura, viagens de pesquisa que percorrem todo o Brasil em busca de personagens, ingredientes e receitas. Todas as viagens são registradas e disponibilizadas em forma de conteúdo no site e redes sociais do projeto. E servem também como base para a curadoria dos Festivais Fartura.
Sobre a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil
A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:
Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.
Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.
Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais.