Conhecer as texturas e sabores ressalta o sabor das receitas
O queijo que conhecemos hoje foi descoberto acidentalmente, ao que tudo indica em 2800 a.C., quando o leite ficou armazenado no fogo ou guardado em um saco feito do estomago de um animal. O resultado surpreendeu, já que a bebida se separou em um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.
Considerado uma iguaria na culinária, o queijo está presente nos preparos de vários pratos. Em suas diversas formas, cores, texturas e origens, o ingrediente dá um toque especial. A Tirolez, uma das marcas de queijos do País, separou algumas dicas para deixar as suas refeições mais saborosas:
Queijo mussarela: suave e derrete com facilidade. Está presente nos preparos quentes como pizzas, tortas e lanches ou até mesmo em saladas.
Queijo parmesão: tem gosto mais forte e textura dura, sendo mais utilizado ralado sobre massas e molhos para realçar os pratos. É uma ótima opção para gratinar.
Queijo gorgonzola: apresenta sabor intenso e picante com textura cremosa. E ideal para ser utilizado para incorporar em molhos, massas e sopas.
Queijo reino: Firme, porém cremoso, o queijo é levemente picante e salgado. Pode ser usado em lanches, recheios de tortas e massas.
Queijo Gruyère: compõe a tradicional fondue suíça e os deliciosos croque monsieur e madame. Ele é suave e adocicado é uma ótima escolha no preparo de quiches, recheio de sanduíches e pães.
Queijo Gouda: semi-duro ou duro, dependendo do tempo de maturação, o queijo Gouda tem sabor levemente adocicado e que se intensifica conforme vai envelhecendo. Presente nas tábuas de queijo, o Gouda permite combinações com frutas, vinhos e cerveja.
Queijo Brie: seu consumo pode ser puro, acompanhado de geleias doces, amêndoas e frutas.
Outros queijos como a ricota ou o queijo minas frescal, acompanhando sobremesas, são bem versáteis. Basta usar a imaginação!