Entre os dias 20 e 27 de agosto o evento de jazz traz para a cidade nomes como Jaques Morelenbaum, Foli Griô Orquestra, Nicolas Krassik, Jazzmin’s e Duduka da Fonseca Quarteto
Tradicional no calendário de Belo Horizonte, o Savassi Festival apresenta uma programação intensa de jazz e música instrumental nacional e internacional. Entre os nomes já confirmados estão os músicos Jaques Morelenbaum, Foli Griô Orquestra, Nicolas Krassik, Duduka da Fonseca Quarteto e Jazzmin’s Big Band. Neste ano, o evento acontecerá de 20 a 27 de agosto, ocupando diferentes espaços de Belo Horizonte, com diversas atrações gratuitas e algumas com couvert. A edição 2023 celebra 20 anos de trajetória do Savassi Festival, atuando em diversas frentes no fomento ao estilo musical e formação de público.
Um dos nomes de destaque da programação é Jaques Morelenbaum, considerado a alma do violoncelo brasileiro, que faz um ensaio aberto e um show intimista no Clube de Jazz do Café com Letras, na segunda-feira, 21 de agosto. Natural do Rio de Janeiro, o violoncelista, arranjador, maestro, produtor e compositor Morelenbaum já trabalhou com artistas dos mais diversos gêneros musicais como Tom Jobim, Gilberto Gil, banda de rock progressivo A Barca do Sol, entre tantos outros. “A música é muito multifacetada e rica; sempre quis experimentar de tudo. Por isso que já trabalhei com tantas pessoas diferentes”, diz o instrumentista.
Outra presença confirmada é o grupo Foli Griô Orquestra. Com um Grammy Latino por AJO, seu primeiro álbum, a banda carioca é uma das atrações confirmadas e se apresenta no sábado, dia 26 de agosto, no Palco Nova Onda – Unimed BH, na Praça Floriano Peixoto. O grupo mescla o afrobeat às manifestações populares brasileiras e se traduz em um show com sonoridade única. O nome da banda reflete o espírito da sua musicalidade. “Foli”, palavra dos povos Malinké (África Ocidental), significa ritmo. Não só aquele que se toca ou dança, mas o ritmo presente em toda ação do dia a dia. Já “Griô” mestre portador de saberes e de fazeres de sua cultura, difusor oral de suas tradições através das gerações. Desse modo, a banda parte da ideia de ritmos que contam histórias para suas construções musicais.
Nicolas Krassik, herdeiro da famosa tradição francesa de violinistas de jazz, também é atração confirmada no festival, no dia 27 de agosto, no Palco Case, montado na Av. Getúlio Vargas, entre a Praça da Savassi e a Rua Paraíba. Após 15 anos estudando música erudita e jazz e oito anos atuando na Europa ao lado de músicos como Michel Pettrucciani, Didier Lockwood, Vincent Courtois e Pierrick Hardy, encontrou-se com a música brasileira em festivais europeus. Há mais de 20 anos desembarcou no Rio de Janeiro para aprofundar na cultura popular brasileira e é hoje encantador de forrozeiros Brasil adentro.
O mesmo palco recebe, também no dia 27 de agosto, o artista Duduka da Fonseca Quarteto. Baterista carioca, radicado em Nova York, já foi quatro vezes indicado ao Grammy Awards. Participou de mais de 250 álbuns ao lado de ícones do American Jazz e do Jazz Brasileiro. Ele é um dos poucos brasileiros e o único baterista nacional a ser indicado para este prêmio com seu próprio trabalho.
O Palco Mulheres na Música Instrumental – Funarte, que será montado na Av. Cristóvão Colombo, recebe dia 27 de agosto a Jazzmin’s Big Band. Pioneiras na formação exclusivamente de mulheres, a Jazzmin’s mistura várias tendências musicais e de diferentes gerações. Tem uma sonoridade particular emoldurada por uma rica formação que além dos instrumentos tradicionais de uma big band traz vibrafone, clarinete, clarone, trompa e flautas. O grupo reúne 17 musicistas com repertório voltado à música brasileira e apresenta composições originais e arranjos feitos especialmente para esta formação.
Savassi Festival 2023
O Savassi Festival é um festival de jazz e música instrumental realizado em Belo Horizonte desde 2003. Com o conceito “Outros tempos”, a edição 2023 celebra 20 anos de trajetória e as suas diferentes frentes de atuação. A iniciativa desenvolve desde a formação de público, com projetos como o Jazzinho, voltado para crianças, agenda de shows na cidade para todas as idades, até a realização de atividades reflexivas e formativas, congressos e masterclass para músicos. Dessa forma, o festival busca fomentar e difundir o jazz e a música instrumental para todos os públicos.
Atualmente, o Savassi Festival está com dois editais abertos para artistas interessados em integrar a programação, que podem participar dos concursos Novos Talentos do Jazz, criado para revelar bandas formadas por jovens músicos, além do Jazz Remixed, que seleciona de DJs com setlists jazzísticos e suas confluências. Ambos os concursos trazem o objetivo de ampliar o cânone estético do festival, democratizar o acesso à programação e revelar novos nomes da música na cidade. As inscrições estão abertas até o dia 24 de julho de 2023, e os interessados devem enviar suas propostas via formulário próprio, conforme consta no edital disponível no site (savassifestival.com.br).
Serviço
Savassi Festival 2023
De 20 a 27 de agosto, em Belo Horizonte
Mais informações: savassifestival.com.br