Projeto “Curta na Quinta” leva ao público filmes produzidos por cineastas mineiros e baianos
Os fãs de cinema já podem se programar para acompanhar as exibições do projeto “Curta na Quinta”, realizado pelo Sesc Palladium. Nas próximas quintas-feiras – nos dias 20 e 27 de maio, 3 e 10 de junho -, serão disponibilizados, no IGTV do Instagram @sesc.palladium, filmes curta-metragem de animação produzidos por cineastas mineiros e baianos.
A seleção dos curtas foi feita pelo cineasta Helder Quiroga e busca traçar um panorama cultural entre Minas Gerais e Bahia. Os dois estados se destacam na cena do cinema de animação, se tornando grandes referências para as novas gerações do mercado audiovisual. A mostra traz ao público filmes que abordam a temática da ancestralidade africana, presente nos territórios de Minas Gerais e Bahia, e que buscam na espiritualidade uma forma de fortalecimento das identidades de ambas as regiões.
Confira a programação:
20/05 – Oxum
Diretor: Denis Leroy (2015 – MG)
Os orixás se rebelaram contra as ordens de Olodumaré, o senhor supremo que criou o mundo e habita uma dimensão paralela. Como punição, Olodumaré tirou a chuva da Terra, com terríveis consequências. Ninguém conseguia chegar até a morada dele para pedir clemência, até que Oxum se transformou em pavão e voou para os céus.
27/05 – Égun – Os mistérios do mar
Diretor: Helder Quiroga (2015 – MG)
Um pescador busca compreender os fatos que levaram à morte de seu pai. Em linguagem poética, o filme aborda a relação entre a condição sociocultural de moradores de uma comunidade litorânea e a tradição do candomblé.
03/06 – Corações Encouraçados
Diretoras: Jamile Coelho e Cintia Maria (2019 – BA)
Década de 50, 2019 ou futuro? João vive no Sertão nordestino e enfrenta o desafio de encontrar água, deixando em casa sua esposa Ana sozinha e grávida de nove meses. No cenário fascinante de um Brasil esquecido, Ana reza a espera de um milagre: a chuva. Enquanto isso, João atravessa o sertão na esperança de conseguir levar água para casa.
10/06 – Oríkì – Um filme de quarentena
Diretora: Pâmela Peregrino (2020 – BA)
O filme nasceu da readequação do projeto de extensão universitária “ÌTÀN: Contando Histórias de Orixás com Cinema de Animação”, que estava em processo de realização e que precisou ser interrompido por causa da pandemia do novo coronavírus. Adaptado a partir de texto original de Jeaney Calabria, o filme contou com o envolvimento de vários/as estudantes, professoras e colaboradores/as da comunidade externa, que trabalharam de forma remota, em respeito às orientações de isolamento social.
Serviço
Curta na Quinta – Sesc Palladium
20 e 27 de maio | 3 e 10 de junho
Instagram @sesc.palladium